Páginas

sábado, 21 de novembro de 2015

Machismo X Feminismo

Hoje trago para vocês, minha opinião sobre um assunto diria que muito polêmico... Um assunto que ultimamente está gerando muitas brigas nas redes sociais. Mas qual o motivo dessas brigas todas? Também não sei... Assuntos tão simples de intender que geram tantas e tantas opiniões contraditórias.
Vim aqui dar minha opinião, e tentar fazer vocês entenderem algumas coisas que acho que poucos tem conhecimento.



Machismo e feminismo são duas coisas completamente diferentes, mas não exatamente o contrário. Pena que muitos não sabem disso, e muitos brigam sem ter conhecimento do assunto.
Gente, isso é muito triste, brigar sem ter conhecimento do assunto. Antes de escrever qualquer coisa nas redes sociais, tenham conhecimento sobre o que estão falando, leiam, estudem mais sobre o assunto, não falem e nem façam qualquer coisa sem pensar.
Muita gente briga por "eu sou machista" ou "eu sou feminista" e ponto.
Acho que primeiro temos que entender mais sobre.

Por exemplo, vocês sabem do que se trata cada assunto?
Podem até achar que sabem, realmente muitos tem grande conhecimento sobre, mas tem gente que pensa que sabe, mas não tem todo o conhecimento ou nunca procurou saber.
Aqui, para entenderem melhor, vou deixar exatamente do que se trata cada um.

Machismo:

"Machismo é o comportamento, expresso por opiniões e atitudes, de um indivíduo que recusa a igualdade de direitos e deveres entre os gêneros sexuais, favorecendo e enaltecendo o sexo masculino sobre o feminino. O machista é o indivíduo que exerce o machismo.
Em um pensamento machista existe um "sistema hierárquico" de gêneros, onde o masculino está sempre em posição superior ao que é feminino. Ou seja, o machismo é a ideia errônea de que os homens são "superiores" às mulheres.
[...]
Neste cenário, a mulher encontra-se num estado de submissão ao homem, perdendo o seu direito de livre expressão ou sendo forçada pela sociedade machista a servir e assistir as vontades do marido ou do pai, caracterizando um tradicional regime patriarcal.
[...]
Não são apenas as mulheres que sofrem com o machismo, como forma de preconceito. [...] Quando um homem foge às ditas "regras da masculinidade", já pode ser enquadrado como alvo de preconceito em uma sociedade machista. [...]"

Feminismo:

"O feminismo é um movimento social, filosófico e político que tem o ideal contrário ao do machismo, pois luta pela igualdade de direitos e deveres entre os homens e as mulheres.
[...]
O movimento feminista tem como principal objetivo desconstruir o discurso enraizado na sociedade contemporânea do machismo, conscientizando as pessoas sobre a ausência de diferenças entre os gêneros."

Deu para entender a diferença galera?
Resumidamente: O machismo é um pensamento, onde o homem é melhor do que a mulher, o homem tem que ter mais direitos que a mulher, ou ter direitos sobre as mulheres. Aquele pensamento de que "mulher foi feita para ficar em casa", aquele pensamento antigo. E o feminismo tem como objetivo a igualdade entre os dois sexos.
Tão simples de entender, e ainda hoje tem muita gente com o pensamento machista. O que é muito triste. Óbvio que tem mulheres que exageram, eu sei. Também tem gente que se diz feminista que não entende o significado, pensando que mulher tem que ser melhor que o homem. Isso também não é legal. Isso é exatamente o contrário do machismo, e também não precisamos disso na nossa sociedade.
Não vim para dizer "sejam feministas e ponto!", não é nada disso. Vim conscientizar vocês do que é cada um, vim conscientizar para saberem o que estão falando em redes sociais e pararem de falar besteiras e brigar por nada.
Vejo muita gente falando: "não sou nem machista e nem feminista, acho que independente do gênero tem que ser tratado os dois igualmente". Ok, tudo bem, mas percebem que isso é ser feminista? Querer a igualdade entre os gêneros é ser feminista gente! Tentem entender, é isso que eu quero que entendam.
Não tem motivos para brigar. Inclusive tem muita gente que xinga feminista e tal, dizendo que elas querem acabar com o machismo, fazendo o contrário. Não, não é isso. Antes de falar, entendam o significado, por favor, não é difícil.
Com já falei, não vim querer mudar a opinião de ninguém, acho que cada um tem a sua opinião, e essa também é a minha. Se caso quiserem continuar pensando que homem é superior as mulheres, tudo bem, mas acho que isso é um pensamento muito fraco, sem sentido.

Mas era esse o recado que eu queria passar para vocês, espero que tenham entendido o sentido de cada um, e tenham melhor conhecimento do assunto.
E parem de brigar por esse motivo galera, entendam que cada um tem a sua opinião, se as pessoas não tem o pensamento igual ao seu, paciência, temos que aprender a lidar com isso. A nossa sociedade está cheia de opiniões contraditórias, e temos que entender.
Tenham mais paciência com as pessoas e principalmente nas redes sociais. Cuidado com o que escrevem, e procurem ler mais sobre os assuntos antes de expressar qualquer opinião.
(Stephany Hawerroth)

Nenhum comentário:

Postar um comentário