Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2019

O reflexo da educação em nossas crianças...

lixo nas ruas, crianças sem educação

Poucos dias atrás fui visitar um ponto turístico que tem na cidade onde temos um sítio. Fazia tempo que eu não visitava o local e dessa fez fui acompanhada do meu irmão (6 aninhos de idade), minha priminha (4 aninhos), minha tia e uma amiga. 

Pessoas de todos os lugares passam por lá, levadas pelas belezas naturais, belos animais, ou até mesmo pela fama local de um ótimo café e almoço colonial. Eu definitivamente não estou aqui para fazer a propaganda do local, esse não é meu objetivo. O local realmente é ótimo, mas vim aqui relatar outro ocorrido.



Nesse dia fomos até lá, tratamos os peixes, vimos os pavões, os coelhos e na volta as crianças pediram para brincar na casinha de bonecas que tem por lá. Fiquei lá por um tempo com eles enquanto minha tia e sua amiga foram olhar outras coisas.

Ele brincavam nos poucos brinquedos que ainda restavam por lá - 1 mesa com 4 cadeiras (imagino que ainda restavam, por serem pesadas demais para serem levadas ou jogadas pela janela da casinha), um vaso de flor com um fogãozinho e algumas coisas que pareciam ser sobras da decoração de Páscoa.

Em determinado momento, vi os dois se comunicando sobre "coisas" que haviam no arbusto (localizado exatamente embaixo da janela da casinha). Comecei então, a observar os dois. Minha prima ajudava a procurar e meu irmão (cujo braço é maior) ia recolhendo. 

De dentro do arbusto, os dois tiraram brinquedos quebrados, ovos de isopor da decoração de Páscoa, um VASO ENORME de flores decorativo, vários brinquedos e lixos. Sim, lixos. Esse aí da foto é um.

A atitude deles me fez pensar muito. Tanto, que tive a necessidade de vir aqui relatar pra vocês.

Aqueles brinquedos, objetos, decorações e lixos retirados dos arbustos pelas "minhas crianças", foram jogados lá provavelmente por outras crianças que brincavam lá também. Senti muito orgulho dos dois, mas muita tristeza por saber que tem pessoas com a atitude contrária deles.

Mas por qual motivo existe essa diferença de atitude ainda? Simplesmente pela diferença de educação das nossas crianças. Por trás de cada criança existe um adulto refletindo a própria educação. 

É simples: onde estavam os adultos para repreender as crianças enquanto jogavam os objetos no arbusto? Ou melhor, onde eles estavam primeiramente para dar o ensinamento e o exemplo de que isso não se faz? 

Isso ainda me entristece muito, saber que essas coisas acontecem, e que os ensinamentos não são passados corretamente para as nossas gerações futuras que teriam que cuidar de onde vivemos. Isso é muito sério. Ainda temos esperança, nas pessoas como meu irmão, minha prima, que receberam a devida educação e hoje tem consciência sobre o meio ambiente, mas eles ainda são minorias e isso é muito triste.

Por favor, sejam o reflexo para as nossas próximas gerações, ensinem o correto e saibam o que é correto. Meio ambiente não é brincadeira, é a nossa moradia, a gente precisa preservar, é questão de sobrevivência!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário