Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Médicos Sem Fronteiras

Queria muito mostrar à vocês que não conhecem, esse lindo trabalho que eu sempre acompanhei e admirei muito. Geralmente passa propaganda sobre isso nos canais do Discovery. A propaganda é de chorar mesmo. O lema deles sempre é: "Aguente firme". Acho que todo deveriam conhecem esse trabalho e ajudar. Mesmo que não ajudar, conhecer, saber sobre e compartilhar esse trabalho, mostrar à outras pessoas. Aqui vou contar tudo sobre isso, o que é, o que fazem, como ajudar, em fim... Tudo o que vocês precisam saber sobre essa linda organização.


O que é:

Médicos sem Fronteiras ou Médecins sans Frontières (MSF) é uma organização internacional, não governamental e sem fins lucrativos que oferece ajuda médica e humanitária a populações em situações de emergência, em casos como conflitos armados, catástrofes, epidemias, fome e exclusão social. É a maior organização não governamental de ajuda humanitária do mundo, na área da saúde.

MSF proporciona também ações de longo prazo, na ajuda a refugiados, em casos de conflitos prolongados, instabilidade crônica ou após a ocorrência de catástrofes naturais ou provocadas pela ação humana. A organização foi criada com a ideia de que todas as pessoas têm direito a tratamento médico, e que essa necessidade é mais importante do que as fronteiras nacionais (com base na tese do direito de ingerência humanitária).
MSF recebeu o Nobel da Paz de 1999, como reconhecimento do seu combate em favor da ingerência humanitária. Atualmente, a organização atua em mais de 70 países e tem como presidente a Dra Joanne Liu.
Fonte: Wikipédia 

O que fazem:

Médicos Sem Fronteiras leva cuidados de saúde a pessoas em necessidade de ajuda médico-humanitária em meio a conflitos armados, epidemias, desastres naturais, desnutrição e exclusão do acesso a cuidados de saúde.
Situações de emergência pedem resposta rápida, com atendimento médico especializado e apoio logístico, mas falhas crônicas no sistema de saúde local, como a escassez de instalações de saúde, de profissionais qualificados e a inexistência da oferta de serviços gratuitos para populações sem recursos financeiros, também podem motivar a atuação da organização.

Independente, neutra e imparcial, MSF determina, de acordo com sua própria avaliação, onde, quando e como agir. Quando a atuação se dá em resposta a uma emergência repentina, como uma catástrofe natural, ela pode ser viabilizada entre 48 e 72 horas. Por trás da agilidade de MSF, está um sistema de logística extremamente eficiente: em 1980, a organização passou a utilizar kits personalizados e adaptados para cada contexto, que são pré-embalados e prontos para viagem e são constantemente aprimorados. Os kits contêm medicamentos, suprimentos e equipamentos básicos e atendem desde campanhas de vacinação até a montagem de um hospital inflável.
MSF também procura unir-se a grupos de pacientes para sensibilizar e, às vezes, pressionar os atores envolvidos – órgãos e instituições internacionais e a indústria farmacêutica – para que as populações que mais precisam tenham acesso a medicamentos de qualidade.
Resumo das principais atividades da organização médico humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras ao redor do mundo, em Novembro de 2015:
Imigrantes chegando à Grécia – Medo, esperança e solidariedade
República Centro-Africana – Ondas de violência recorrentes
Ebola – Tratando sobreviventes além da epidemia
Paquistão – “Por trás das manchetes”
Vivendo com HIV/Aids – A necessidade de apoio para tratamento
Síria – “Aqueles que ainda estão no país são os mais vulneráveis”


Como ajudar:

Você pode ajudar a MSF de várias formas. Com doações financeiras para a realização dos projetos, interagindo pelas redes sociais e trabalhando com a equipe. 

Se ficou interessado em ajudar de alguma forma, ou quer saber mais informações de como ajudar, clique aqui: Ajudando Médicos Sem Fronteiras.

Petição para reduzir o preço da vacina:

Outra forma de ajudar, é assinando essa petição. Gente, é de graça, não custa nada assinar, é muito fácil, inclusive eu já assinei. É muito simples e eu vou explicar exatamente o que é.
"Todo ano, quase um milhão de crianças morrem de pneumonia. Existe uma vacina, mas ela é muito cara para muitos países em desenvolvimento. Após anos de negociações sem resultados com a Pfizer e a GSK por um preço acessível, MSF está pedindo a sua ajuda."
A ajuda é simples. Apenas assinar a petição e se quiser, enviar um tweet para a Pfizer e a GSK pedindo que reduzam o preço da vacina. Se quiser assinar a petição ou saber mais informações, clique aqui: Petição para reduzir o preço da vacina.

Complemento:

Acho esse trabalho simplesmente INCRÍVEL, admiro muito ele. Acho que todos deveriam conhecer e ajudar. São médicos que trabalham e viajam o mundo sem a ajuda do governo e sem fins lucrativos, simplesmente para ajudar as pessoas, porque "todos tem direito a atendimento médico". Procurem como é lindo o trabalho deles. Procurem no youtube e no site que vou deixar aqui embaixo. Os vídeos são de chorar mesmo. É lindo, é incrível, e você pode fazer parte disso, você pode ajudá-los.

Para saber mais sobre isso e conhecer tudo sobre, entre aqui: Médicos Sem Fronteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário