Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2016

ENEM 2016.

Acredito que vocês ainda não saibam, mas sim, vou fazer o Enem esse ano. E sim, isso também explica muuuita coisa.

Eu sei muito bem que eu tô bem sumida do blog, mas tenho motivos. Na verdade, os maiores motivo são meus estudos. Eu ando estudando muuuito e não tá dando pra conciliar muito bem estudos escolares, trabalhos escolares, provas escolares, deveres escolares, deveres de casa, estudos para o Enem também, já que eu tô estudando desde já, e mais o meu corpo que de uns tempos pra cá resolveu se revoltar contra a minha pessoa e inventar várias doenças. Mas eu vou tentando assim, já que desistir do blog não é a minha ideia. Eu espero de vocês muita paciência comigo nesse tempo, já que logo logo eu espero estar de volta!

Mas, indo logo ao que interessa, vim conversar um pouquinho com vocês sobre o Enem, a importância que ele tem e também a importância de começar cedo a fazer o Enem (já que vocês devem saber que eu ainda estou cursando a primeira série do ensino médio, mas quero ir me preparando desde já, e aconselho vocês a fazer o mesmo). Vou dar algumas dicas de estudos para vocês, apresentar alguns aplicativos que eu baixei de estudos e notícias, e tirar algumas dúvidas. 


Como vocês já devem estar imaginando, eu considero sim o Enem de extrema importância. É só você pensar que se você tirar uma boa colocação nessa prova, você pode ganhar bolsas em faculdades e isso já basta.

Mas por que fazer o Enem cedo? 

Eu explico. Como eu já falei, ainda estou cursando a primeira série do ensino médio, sou bem novinha para o Enem e é o meu primeiro ano. Pretendo sim, fazer esse ano, ano que vem e no próximo também. 

Resumo na verdade, em uma palavra a importância de começar cedo: preparação. Acredito que preparação é tudo. E se você já for bem preparado, não tem com o que se preocupar. O motivo de muita gente não passar, é sim o nervosismo. A pessoa chega pensando que não vai dar tempo, só se preocupa com isso, e aí acaba que não á tempo mesmo. Se você já fez nos anos anteriores, sabe como funciona e sabe que dá tempo sim se você se concentrar na prova.

"Mas eu ainda não estudei os conteúdos da terceira série, não sei responder a maioria das questões que vão cair na prova."
Fofa, não é desculpa não. Até porque, você não precisa saber. Você só vai para saber como funciona a prova, não precisa tirar uma nota espetacular. Sua nota não vai valer de nada, a não ser que você seja maior de idade (pra quem não sabe, maiores de 18  anos que tenham tirado uma nota boa no Enem, podem sim recorrer ao diploma de ensino médio e ir direto para a faculdade mesmo estudando na primeira ou segunda série do ensino médio, fiquem ligados).

"Acho que fazer o Enem antes da terceira série do ensino médio é tirar o lugar de quem realmente precisa."
Também não acho isso válido, já que quem faz antes da terceira, precisa pagar a taxa de inscrição. Se fizéssemos de graça, aí sim, tiraríamos o lugar de quem precisa.

"Não tenho dinheiro para a taxa de inscrição, o que eu faço?"
Você pode fazer a inscrição e declarar carência.

Lembrando que só precisa pagar a taxa quem está cursando séries anteriores à terceira do ensino médio. Se você cursa a terceira, você não precisa pagar a taxa de inscrição.
Estão isentos do pagamento da taxa de inscrição (não precisam pagar):
  1. Os participantes que estiverem concluindo o ensino médio em escola pública, no ano letivo de 2016. Nesse caso a isenção é automaticamente concedida no sistema de inscrição.
  2. Os participantes que declararem ser pertencentes de família de baixa renda, ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Nesse caso o participante deve solicitar isenção de taxa no sistema de inscrição e declarar carência.
OBS: Não tentem ser espertinhos por favor, caso vocês declararem carência e descobrirem que você não precisa, você não faz a prova. Não sei quais são as outras consequências, mas sei que você não faz a prova. E aliás gente, é muito feio querer tirar o lugar dos outros assim declarando carência né? Tem gente que realmente precisa, não vamos querer ser corruptos até nisso!

Valor da taxa de inscrição:
Nesse ano de 2016, a taxa de inscrição está R$ 68,00. 

Um conselho de amiga:
Façam o Enem, estudem muito para o Enem. Cedo ou tarde, o importante é que façam essa prova. É o futuro de vocês que está em jogo, não deixem para depois, corram atrás.

Inscrição:

Uma coisinha aqui, eu vi que tem muuita gente que não tá conseguindo fazer a inscrição. Bom, acho que o site é bem auto explicativo, mas se você não está conseguindo fazer a inscrição, por favor, entra em contato comigo, pelo twitter ou até aqui nos comentários, eu prometo ajudar. Aliás, sejam rápidos, a inscrição termina nessa sexta-feira (20/05/2016).

Para fazer a inscrição e tirar algumas dúvidas cliquem aqui: Site do Enem. 
*OBS: Não faço ideia o porque isso acontece, mas toda vez que vou entrar nesse site, ele dá erro, aí eu clico em "recarregar" e ele funciona normalmente. Pode ser que aconteça o mesmo com vocês, não se preocupem.

Fiquem ligados:
Aconteceu um caso na minha escola mesmo, no ano passado, que eu preciso contar para vocês, para que fiquem mais ligados sempre e não aconteça o mesmo com vocês ou alguém que conheçam.

Bom, esse menino era maior de 18 anos e estava cursando a terceira série do ensino médio. Ele fez o Enem ano passado e tirou uma nota espetacular, ganharia uma bolsa. Ele fez a prova no final do ano, mesmo período em que ele descobriu que tinha reprovado o ano e teria que fazer a terceira série novamente. Acontece que a nota da prova ainda não havia saído e ele não sabia que tinha passado.

A nota do Enem foi divulgada em janeiro e ninguém instruiu esse menino para recorrer à bolsa.

Resultado: Ele não foi atrás (porque achou que não ganharia a bolsa, já que havia reprovado), e está esse ano cursando a terceira série do ensino médio novamente.

Gente, por favor, fiquem ligados. Esse menino poderia ter recorrido à uma bolsa e estaria esse ano já na faculdade.

Dicas de estudos:

Bom, com certeza eu acho melhor se preparar desde já, mesmo que a minha nota não vale de nada. Ainda assim quero tentar uma boa colocação. Já que eu não tenho conteúdo da segunda e da terceira série do ensino médio e ainda não sei o que cai na prova, andei atrás de conteúdo de estudo e vou compartilhar com vocês.

Aplicativos:
Tenho 3 opções de aplicativos diferentes bem interessantes e ótimos para vocês que podem ter certeza que eu assino embaixo.

1- TV Escola

 Esse é bem interessante, porque além dos estudos ele também dá notícias e várias dicas úteis para o Enem. Tem vídeo-aulas sobre alguns temas e assuntos e fala também sobre a redação, dicas e como elaborar uma boa redação. (Nesse aplicativo é preciso se cadastrar.)

Para baixar:
Android: TV Escola
iOS: TV Escola

2- Geekie Games
Esse aplicativo eu me apaixonei perdidamente e eu to falando sério. Achei ele bem completo em conteúdos e com ótimas aulas. Apesar do nome, confiem em mim: é de estudos mesmo rsrsrs...
Ele funciona assim: você escolhe uma matéria e dentro dessa matéria você escolhe um tema que queira estudar. Depois disso, o aplicativo te dá 4 questões para responder e ver o nível de conhecimento que você está (são 4 níveis). À partir daí, você começa a estudar por textos e vídeos-aulas. Quando o estudo daquele tema termina, você responde mais algumas perguntas e pronto, conteúdo estudado. Achei bem interessante essa forma de estudo e é bem fácil entender as aulas.
Ele tem apenas 1 problema: em 6 dias o aplicativo bloqueia algumas funções e se você quiser continuar usando as funções, precisa pagar. Mas acho que não atrapalha muito se você não pagar, vou explicar melhor. O aplicativo tem várias funções interessantes: 
  • Um plano de estudos: ele organiza para você exatamente o que você vai estudar em cada dia, com o tema. Por exemplo: Hoje você vai estudar Biologia - A origem da vida e amanhã você vai estudar Português - Gramática.
  • A hora do Enem: você fica por dentro de todos os simulados onlines que vão ter ou que já tiveram.
  • A pesquisa: você estuda a matéria que você quiser, quando quiser e dentro do tema que você quiser. 
  • O desempenho: você vê como está indo seu desempenho em cada assunto e acompanha organizadamente o que você já estudou e o que ainda falta.

Bom, após os 6 dias gratuitos o aplicativo bloqueia o plano de estudos e o desempenho. Mas acredito que dá tranquilo para estudar sem o plano de estudos, já que você pode estudar quando quiser o tema que quiser (isso não é bloqueado). E também acredito que não é preciso o desempenho nos temas, você sabe em quais foi melhor. (Esse aplicativo também precisa de cadastro.)

Para baixar:
Android: Geekie Games

*OBS: O Geekie Games não existe para iOS, mas você pode acessá-lo pelo computador.

3- AppProva ENEM 2016.
Esse aplicativo também é bem interessante e é sobre questões que já caíram no Enem em anos anteriores. Esse aplicativo pode ser acessado pelo computador também.
Ele é bem dinâmico e tem várias opções para estudos. Nele você tem acesso à simulados, à mais de 25 mil questões dos principais vestibulares e ainda pode comparar seu desempenho com outros alunos do Brasil
Ele é bem divertido e é praticamente um jogo. Você acumula pontos, conta o tempo e tem um conteúdo bem completo de temas. (Nesse aplicativo também é preciso um cadastro.)

Para baixar:

Provas dos anos anteriores:
Além dos aplicativos e simulados online, você também tem outra opção: as provas e gabaritos dos anos anteriores. Acho que é uma das melhores formas de treinar e saber como é a prova. Vou deixar alguns sites que tenham esse conteúdo e se vocês se interessarem é só entrar no site, baixar e imprimir. É bem fácil e na minha opinião vale o esforço.

Provas e Gabaritos - INEP. (Recomendado)
Foi aqui que eu baixei as minhas e achei muito bom e bem fácil. Aqui tem as provas desde o primeiro ano do Enem e contém todos os gabaritos também. 

Simulados e Provas do Enem - Aprovado no Vestibular.
Esse também é fácil. Não contém tantas provas como o site da INEP, mas contém além das provas e gabaritos, alguns simulados para fazer. As provas desse site na realidade, são as do site da INEP, então não faz diferença.

Provas e Gabaritos - Site do Enem.
Esse é em um formato diferente dos outros. Também não tem tantas provas como o site da INEP, mas é bom também. Escolhendo uma prova, em vez de vir em formato para baixar, ele vem em imagens, você pode escolher as páginas para baixar. É um pouco mais complicado, já que os outros sites já baixam a prova toda, mas se você precisar de alguma página específica, acredito que esse seja o certo.
Clique aqui para ir para o site.

Um segredinho de amiga: 
Vou contar como vou fazer para estudar esse ano (não me chamem de doida, eu acho que funciona rsrs...). Como vocês já sabem eu estou entupida de conteúdo para estudos né? Pois é... Dessa forma, eu vou estudando e realizando alguns simulados para me preparar.
Aí minha ideia é o seguinte: os 3 finais de semana anteriores ao Enem, eu vou realizar as provas dos anos anteriores como se eu estivesse fazendo mesmo a prova naquele final de semana. Vou marcar o tempo no sábado ao mesmo horário e ao mesmo horário no domingo também. Acredito que fique mais fácil, pois no dia do Enem eu vou estar "realizando uma prova como estava fazendo à 3 finais de semana", a única diferença é que não vou estar na minha casa.
Eu sei que vou perder 3 finais de semana, mas acho que vale muito o esforço.

Ultima palavrinha:
Qualquer dúvida entrem em contato comigo, pelos comentários aqui mesmo ou pelo twitter. Boa sorte para todos nessa nossa fase estudos!

2 comentários:

  1. Gente, que orgulho chegar aqui e ler toda essa informação sobre estudo *_* se eu tivesse tempo, não parava nunca rs.
    Por esse e outros motivos que indiquei seu blog para uma premiação da blogosfera, passa lá no blog para conferir <3

    http://bloggihmedeiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gih, que amor!! Muito obrigada!! E aliás, estou na fase dos estudos, então a minha realidade na verdade, é ter tempo para as outras coisas e afazeres, já os estudos eu coloco até na frente de comer rsrsrs...

      Excluir